Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Manifesto pelo Jornada Nacional de Literatura

      De dois em dois anos, na cidade de Passo Fundo / RS, Capital Nacional da Literatura, ocorre um evento chamado Jornada Nacional de Literatura, feito na Universidade de Passo Fundo. Ocorreu que nesses últimos dias, nós estudantes e apreciadores de literatura, tivemos a terrível notícia que esse ano a Jornada não poderia acontecer. Lastimável. Um evento de tamanha magnitude e importância para tantos alunos, sejam ligados a docência ou a literatura, até aqueles estudantes de ensino fundamental e médio. 
      A Jornada não pode acabar por falta de incentivo, num país um político pode fazer uma viagem superfaturada com toda a família e está tudo bem, não é possível que algo de extrema importância como a Jornada morra, pois é isso que está sendo feito, está se matando o espaço da literatura na vida das pessoas. 
      Tudo bem se não tiver Jornada esse ano, já teve em vários outros anos. Não! Não se pode privar as pessoas de quererem mais em questão de ensino e literatura, não está tudo bem se não tivermos Jornada.
      Penso que qualquer manifesto pela Jornada Nacional de Literatura seja válido, se eu conseguir, com meu manifesto, alcançar pelo menos uma pessoa já terá valido o tempo gasto, pois não podemos ficar quietos diante de fatos como este, em que nos tiram algo tão importante para a cultura, a literatura e o ensino, precisamos mostrar que não estamos contentes com a atual situação das coisas em nossa comunidade brasileira. Se houver alguma coisa ao meu alcance com certeza o farei para que nunca fique esquecido que não está tudo bem quando se priva as pessoas do contato com a aprendizagem.

      Se você concorda ou apoia essa manifestação curte e compartilhe essa ideia. Beijos.

     Veja também o desabafo do escritor Fabrício Carpinejar.















Nenhum comentário:

Postar um comentário