Powered By Blogger

terça-feira, 28 de abril de 2015

Resenha Divergente





     Bom pessoal, acabei de ler Divergente, o primeiro livro da série, demorei uma semana, demorou um pouquinho porque como a série é uma distopia tive que prestar a atenção para me familiarizar com o assunto.
     Então vamos lá. Divergente é uma história muito interessante e intrigante, pois mexe com as escolhas das pessoas. Bom, a história se passa em uma Chicago futurista em que os integrantes da comunidade tem de escolher, aos 16 anos, qual será sua vida daquele momento pra frente, de que forma isso acontece? Existem 5 facções, grupos sociais, que são:
*Franqueza: onde os integrantes falam a verdade o tempo todo, sem pensar nas consequencias ou se acabará machucando alguém.
*Abnegação: as pessoas dessa facção tem de se importar mais em ajudar os outros do que pensar em si próprio. Os membros dessa facção são os que comandam o governo.
*Amizade: Essa facção acredita na amizade, todos podem se dar bem, mesmo que não gostem de outras pessoas são obrigadas a conviverem como amigos.
*Erudição: as pessoas são extremamente inteligentes, buscam cada vez mais o conhecimento.
*Audácia: os integrantes da Audácia são corajosos e imponentes, medo é uma palavra proibida. Eles são os responsáveis pela proteção.

       Aos 16 anos, os jovens da comunidade fazem um teste de aptidão, onde eles são submetidos a imagens enquanto estão desacordados, e a partir dessas imagens uma pessoa os diz qual facção é a mais adequada. Os jovens podem escolher livremente qual facção seguir, o problema é que se mudar de facção, não terá mais nenhum contato com a família, pois eles possuem um lema "Facção antes do sangue".
      Beatrice passará por essa difícil escola, no entanto no momento de seu teste de aptidão, Beatrice descobre-se Divergente, ou seja, ela não tem somente uma facção como aptidão, mas sim três. Acontece que Divergentes afugentam a forma de governo, pois não são simplismente obedientes, eles não conseguem seguir apenas uma forma de pensar. A moça que aplica o teste diz que Beatrice não deve contar a ninguém sobre seu teste e que ela deve escolher sua facção de origem, abnegação. No entanto Beatrice escolhe a Audácia, deixando sua família e a partir dessa escolha toda sua vida vai se transformar drasticamente. Agora Beatrice passa a se chamar Tris e na Audácia, com a ajuda de seu instrutor Quatro ela descobrirá uma grande falha no sistema que poderá acabar com a paz de todos que vivem na comunidade.
      Tem o filme do primeiro livro e do segundo. Assisti somente ao primeiro filme e achei que os personagens combinaram, menos o Eric que é muito diferente no livro.
      Eu adorei o livro, o personagem Quatro é um lindo. Irei ler os próximos livros e em breve terá vídeo resenha no youtube. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário